Emagrecendo com o Pilates
O pilates emagrece?
Esta é uma pergunta muito frequente e geralmente com uma entonação de desconfiança. Isto porque as pessoas costumam achar que exercícios que emagrecem são apenas aqueles de alto gasto energético e acreditam que uma aula consome poucas calorias. Pode ser que nem uma coisa nem outra seja totalmente verdadeira.
Ao longo do texto, explicaremos um pouco melhor como funciona a relação entre exercício físico e perda de peso, e como o Pilates pode contribuir com seu projeto de emagrecimento.
Aeróbico ou Anaeróbico?
O Pilates é uma atividade anaeróbica que utiliza uma energia que independe do uso do oxigênio, assim como a musculação;
Enquanto a aeróbica envia energia ao músculo a partir do consumo do oxigênio, logo, gasta mais calorias, e queima mais gordura.
No entanto, o método Pilates promove uma total mudança no condicionamento físico, na consciência corporal e até mesmo no estilo de vida do praticante e, por isso, é um poderoso aliado na busca por um corpo mais leve e livre de gorduras indesejadas.
Por que o Pilates emagrece ?
Como indicamos no início do texto, o Pilates contribui com o emagrecimento de três maneiras principais, primeiro aumenta a massa muscular, e corrige sua respiração o que acelera sua taxa de Metabolismo, ou seja, aumenta a quantidade de calorias que você gasta mesmo quando não está fazendo qualquer atividade. Segundo, o Pilates por ser um exercício que trabalha corpo e mente de maneira integral, controla a ansiedade a principal vilã das dietas, responsável por boa parte das calorias indesejáveis consumidas durante o dia.
Por último, o Pilates pode ser um exercício com um excelente gasto calórico, ao contrário do que muitos imaginam, uma aula de Pilates pode ter um gasto calórico bastante razoável: mais de 500 calorias por aula. Isto sem levar em consideração uma aula de Jump Reformer, que pode consumir ainda mais calorias. Para efeito de comparação, o RPM, considerado um exercício de altíssimo gasto calórico consome em média, 800 calorias por aula. É mais do que o Pilates, mas não tanto quanto se imagina, e não tem todos os outros benefícios do Pilates que podem impulsionar ainda mais sua perda de peso.
Vale lembrar que em muitos casos, aquela barriguinha saliente que causa tanta insatisfação, é resultado muito mais da má postura do que de alguns quilinhos a mais. O Pilates corrige a postura, deixando o corpo mais elegante e alongado. Além de nos tornar mais ativos, bem-humorados e satisfeitos com nosso corpo. E isto é fundamental para conseguirmos nossos objetivos.
Na prática, o método de maneira integral ajuda a emagrecer porque substitui a gordura por massa corporal magra, modela o corpo, acelera o metabolismo, tonifica a musculatura, corrige a postura, alinha sua coluna, alonga a silhueta e ainda eleva a autoestima, diminuindo a ansiedade. E é o balanço de todos esses fatos que vai implicar um uma mudança global no praticante do método.


Nenhum comentário:
Postar um comentário